História do Comitê



História
 
Em 1997, realizou-se em São Luiz Gonzaga uma reunião na Associação dos Funcionários da Coopatrigo, onde compareceu o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Paulo Paim, acompanhado de um grupo de professores da Unijuí, para apresentar a proposta de criação da Bacia Hidrográfica dos rios Ijuí-Piratinim.

Na oportunidade, os representantes das entidadades de São Luiz Gonzaga apresentaram proposta diferenciada das que estavam sendo encaminhadas, criando a oportunidade de novos rumos de trabalhos, com o entendimento de que a caminhada do Ijuí estava adiantada, com comissão provisória formada e qualquer alteração atrasaria o processo de formação do Comitê. Assim, a região do Rio Piratinim retirou-se deste processo.

Nesta fase de acomodação dos diferentes interesses sobre as águas gaúchas, prosseguiu a formação da Bacia do Rio Ijuí, liberando a área do Rio Piratinim, que juntou-se ao Icamaquã e Biutu, rios da região que na oportunidade se desmembravam da bacia do Rio Ibicui, iniciando-se assim os trabalhos de mobilização e agrupamento das comunidades regionais, para formação da bacia hidrográfica U-40 dos Rios Butuí-Icamaquã-Piratinim.

Este processo contou com várias reuniões e seminários regionais que tiveram as atividades centralizadas em São Borja, onde evoluiu para uma comissão provisória sob a coordenação da Engª Agrª Rosane. Em junho de 2002, foi realizado um seminário na URI de São Luiz Gonzaga com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, coordenada pelo presidente do CRH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim. Nesta oportunidade, chegou-se à conclusão de que os usos e as utilizações das águas do três rios eram muito diferentes. Por consenso, desfez-se a parceria. Em reunião das duas regiões, definiu-se a divisão.

A partir de então, foi formada a comissão provisória do Piratinim, tendo como coordenador José Alberto Pinheiro Vieira e secretário Edison Lisboa, que reiniciaram a mobilização da sociedade regional, encaminhando o projeto Bacia do Rio Piratinim. Em agosto de 2004, estes participaramde reunião do CRH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos, na cidade de Lajeado – RS, quando foi homologada oficialmente a formação da Bacia Hidrográfica do Rio Piratini.

Nos anos seguintes foram realizadas reuniões de mobilização e encaminhamentos para a constituição do comitê no âmbito da Bacia do Rio Piratinum, trabalho reconhecido oficialmente pelo CRH, a quem os Comitês de baxias estão vinculados. Em 2005 foi estabelecida a composição dos membros do Comitê do Rio Piratinim. A partir de então se procedeu ao trabalho de cadastramento das entidades, com indicação de representantes para formar o referido comitê.

Em 27 de novembro de 2006, em uma assembleia, com grande participação da comunidade regional do âmbito da Bacia do Rio Piratinim, coordenada pelos representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Geogr° João Manoel S.O. Trindade Silva, Vânia Mara Dutra de Oliveira, reuniram-se nas dependências da URI – São Luiz Gonzaga, para eleição e pose dos representantes das entidades e formação da primeira diretoria COMITÊ PIRATINIM.

José Alberto Pinheiro Vieira – Presidente do Comitê Piratinim